Jornal ARJ - Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas

Qual a relevância para a sociedade moderna do estudo das artes marciais?

As artes marciais em geral são originárias dos diversos conflitos ocorridos na história da humanidade. As artes marciais japonesas, objeto do nosso interesse particular, representam um síntese cultural de séculos e séculos de guerras civis e outras conflagrações.

Mesmo no período sangrento do Japão feudal, não escapou a atenção da classe guerreira a qualidade intrínseca que o estudo da guerra proporcionava a seus praticantes em termos de ética e desenvolvimento espiritual. Com o decorrer da história e o progresso da civilização na mediação de conflitos, o "estudo da técnica" foi se transformando no "estudo da arte". O que era para causar morte, proporcionava agora uma melhor qualidade de vida.

Estudar uma arte marcial hoje em dia pode parecer anacrônico numa análise superficial. Mas, como vimos, é bem o contrário. Aquelas qualidades intrínsecas que os guerreiros de outrora vislumbravam em seu cotidiano, continuam válidas na sociedade sofisticada e contraditória em que vivemos.


Qual a diferença entre esporte e arte marcial?

Algumas artes marciais modernas transformaram-se gradativamente em esportes. Ou seja, possuem regras de engajamento e desenvolvem competições onde são sagrados vencedores e perdedores. Essas artes foram aos poucos se desgarrando de sua história, voltando-se para objetivos mais relativos e imediatos.

Outras artes, porém, como aikido, o jodo, e o iaido, enfatizam o vínculo histórico e cultural, onde o percorrer é mais importante que o chegar. Essas artes não podem ser denominadas esportes. Elas não realizam competições e a sua prática, embora controlada, não visualiza nenhum limite de engajamento.


Budo e Arte Marcial quer dizer a mesma coisa?

Arte Marcial é uma denominação ocidental para o que o japonês chama de budo (bujutsu). Na verdade contém um duplo contra senso. Por um lado, evoca Marte, o deus romano da guerra e por outro, limita a atividade a uma expressão artística, o que é apenas uma parte da realidade.

Budo significa "O caminho do Combate". Mas qual combate. Essa é a questão.

Nos caracteres chineses encontramos a resposta: "DO" significa o caminho que devemos percorrer sem esmorecer. "BU" é representado por dois elementos. Um deles é uma lança significando "as armas". O outro é a pegada de um homem no solo, tendo o sentido de "parar, interromper, reter". Eis aí então o nosso combate, "parar as armas": essa é a sua etimologia, o seu objetivo e a sua essência. Em nossa prática de budo é esse significado que estará sempre em primeiro plano em nosso espírito.


Trechos consultados
Le sabre et la vie, Claude Durix
Koryu Bujutsu, Diane Skoss

BREVE HISTÓRIA DO AIKIDO

Extraído do The Shambhala Guide do Aikido, John Stevens

- Parte VI -

O treino de aikido retornou com vigor em Tóquio por volta de 1950, e nas próximas duas décadaso aikido se expandiu rapidamente no Japão e no exterior. Sob a direção do filho de Morihei, Kisshomaru, filiais foram inauguradas por todo o Japão. Instrutores foram enviados ao exterior, alguns se estabelecendo permanentemente, introduzindo o aikido ao Mundo. Estudantes estrangeiros também começaram a ir ao Japão para praticar e quando voltavam para casa abriam seu próprio dojo, expandindo mais ainda [...]