Iaido

Nakayama Hakudo
Omura Tadaji

O que é o Iaido?

Iai é uma arte, ou um método de treino, usando uma espada real ( ou quase real) em uma prática individual. Os Katas começam e terminam com a espada embainhada, implicando portanto o ato de desembainhar e embainhar a espada.

Em geral a palavra Iaido é traduzida como o caminho da vida em harmonia, ou a arte de se adaptar a circunstancias, ou o caminho do estar aqui e agora. Os caracteres são iru (ser), ai (harmonia) e do (caminho).

No Iaido, o praticante combate oponentes não existentes, com técnicas que são totalmente obsoletas hoje em dia e sem nenhuma aplicação prática e que nem mesmo proporcionam a satisfação de se comprovar uma superioridade técnica através de encontros competitivos. Como um verdadeiro Budo, o Iaido é uma batalha contra você mesmo, um cortar fora de todas as redundancias. Através dos precisos e imutáveis movimentos do kata, o praticante busca mobilizar todo o seu ser, unificar a intenção, a ação e a espada, sendo vital cada detalhe, um assunto de vida e morte. Através da união do sentido, da vontade e da ação, a espada torna-se um meio de desenvolvimento espiritual (seishin tanren). Por este motivo, cada vez mais budokas procuram a austera prática do iaido.

A origem

A maior parte das escolas tradicionais de espada usam a prática com o parceiro com espadas de madeira, como o principal método de treino e a prática individual com a espada real (que pode ou não ser chamada de iai) representa, em geral, uma pequena parcela do corrículo.

O Iaido como uma arte que se baseia no iai como seu componente principal tem a sua origem geralmente atribuída a Hayashizaki Jinsuke Shigenobu (1542-1621). Pouco se sabe sobre êle mas de seus supostos estudantes se originou a maior parte dos estilos de iaido praticados hoje em dia.

Embora muitos considerem Hayashikazi como o pai do Iaido, é um erro atribuir a êle a invenção do Iai. O Tenshin Shoden Katori Shinto ryu (1447), por exemplo, antecede a ele em um século e o seu corrículo contém vários kata de iai. Constatando o óbvio, técnicas de se desembanhar espada devem ter sido praticadas desde que a primeira espada foi desembainhada. Já na saga de Kormac, um milênio antes de Hayashizaki, Skeggi dá instruções detalhadas a Kormac em como desembainhar a sua espada Sköfnung (Kormac ignora os conselhos e danifica a espada ancestral).

Muso Shinden Ryu

O Muso Shinden Ryu é, na verdade, uma coleção acidental de vários estilos relacionados de koryu que eram então populares na região de Tosa e tem uma genealogia de dar dor de cabeça a qualquer um. A linhagem oficial tem início com Shimmei Muso ryu de Hayashizaki, mas a maioria dos ryu subsequentes tem origens bem diversas e a parte inicial da genealogia é comum também a muitos outros estilos.

No século 20 os mestres Oe Masamichi Shikei (1852-1927) e Nakayama Hakudo Hiromichi (1869-1958) reorganizaram e modificaram significativamente o corrículo e juntaram a coleção de tres ryu em um único estilo, chamando um de "técnicas básicas", outro de "intermediária" e o terceiro de "avançadas".

O Shoden ou estilo básico é baseado no Omori ryu, fundado por Omori Rokurosaemon Masamitsu. Omori era um espadachim da Yagyu Shinkage ryu (estilo Bishu) fundado por Kamiizumi Ise no Kami Fujiwara Nobutsuna (ou Hidetsuna), ele mesmo um estudante de Kage ryu, Tenshin Shoden Katori Shinto ryu, Kashima Shinto ryu, e muito influenciado pelo mestre Zen, Takuan (1573-1645). O Omori combina o kata do Yagyu Shinkage ryu com o do Osagawara Ryu Reishiki do qual ele era tambem um estudante. Omori ensinou o seu estilo, junto com o Shinkage ryu a Hayashi Rokudayu Morimasa (1661-1732) e a Oguro Motoemon Kiyokatsu, ambos mestres sucessores de Hasegawa Chikaranosuke Eishin Hidenobu no que era então chamado Muso Jikiden Eishin ryu. Eles continuaram ensinando o Omori ryu junto com os outros estilos contidos nesse ryu. No século 20 um outro kata foi acrescentado ao Omori ryu, a sequência e os nomes foram mudados, e o ryu foi deflacionado um pouco para se encaichar em seu novo papel de sequência para iniciantes.

O Chuden ou estilo intermediário baseia-se no Muso Jikiden ryu, fundado por um Onkeibo Chohen de quem muito pouco se sabe. Izasa Ienao (1486-1588), fundador do Tenshin Shoden Katori Shinto ryu, é tido como o 7° mestre dessa escola. O 19° mestre, Hasegawa Chikaranosuke Eishin Hidenobu, era também o 7° mestre do Shimmei Muso ryu de Hayashizaki. Ele ensinou ambos os estilos com o nome de Muso Jikiden Eishin ryu ou Hasegawa Eishin ryu.

As técnicas do Okuden são as mais antigas (se desconsiderarmos a mística criação do Muso Jikiden ryu), e são atribuidas a Hayashizaki Jinsuke Shigenobu, que chamava o seu estilo de Shimmei Muso ryu. O Okuden consiste de um conjunto de suwariwaza e um conjunto de tachiwaza. Essa parte da linhagem cruza com muitos outros estilos que dizem ser originários de Hayashizaki. O fundador do Tamiya ryu, Tamiya Heibei Shigemasu era também o 2° mestre do Shimmei Muso ryu, e dos seus ensinamentos derivam também o Shin Tamiya ryu, o Jikyo ryu e o Mugai ryu (os dois últimos se juntaram outra vez mais tarde). O terceiro mestre, Nagano Muraku foi um estudante de Hayashizaki e Tamiya, e foi um continuador do Shimmei Muso ryu ao mesmo tempo em que desenvolvia o seu próprio estilo, Muraku ryu, enquanto um de seus estudantes, Ichinomiya Sadayu Terunobu, que era tambem aluno de Hayashizaki, fundava a sua própria escola, Ichinomiya ryu. Vê-se então que é praticamente impossível determinar qualquer elo do Okuden waza atual com o, seja lá o que, Jinsuke Shigenobu desenvolveu.

Quando da morte de Oguro Motoemon Kiyokatsu o ryu dividiu-se em dois, o Tanimura ha e o Shimomura ha. O Tanimura ha é ainda hoje conhecido como Muso Jikiden Eishin ryu, enquanto o Shimomura ha passou-se a chamar Muso Shinden ryu pelo seu 16° mestre, Nakayama Hakudo. A partir daí ele é frequentemente descrito como o "fundador" do Muso Shinden ryu. Na verdade, foi somente após a sua morte que seus seguidores começaram a usar formalmente esse nome para denominar o estilo particular de Hakudo. Nakayama Hakudo estudou ambos Tanimura and Shimomura ha (que na época incluia Muraku ryu. Consta que Hakudo aprendeu este estilo com Hosokawa Yoshimasa), e também Yamaguchi Itto ryu e Shindo Munen ryu (também derivado do Shinkage ryu).

Oe Masamichi, 17° mestre do Tanimura ha, fixou o nome de Tanimura ha na escola Muso Jikiden Eishin ryu e promoveu várias modificações. Ele descartou 2 dos 13 okuden tachiwaza que não são mais praticados. Na verdade muito mais foi descartado já que supôe-se que o ryu incluia técnicas de yawara, bo and torinawa como também vários kumitachi. Novas técnicas foram incluídas como hayanuki e bangai. Assim como Hakudo, Oe estudou Tanimura and Shimomura ha e é considerado às vezes como o 15° mestre do Shimomura ha.

O ZNKR

No século 20 a Federação Japonesa de Kendo ( Zen Nihon Kendo Renmei) criou um conjunto de katas de iaido conhecido como seitei gata (formas padrão). Provavelmente o propósito era encorajar os praticantes de Kendo a experimentar o manuseio de uma espada de verdade. Se isso realmente aconteceu ou se o efeito deu-se ao contrário, o Kendo influenciando o seitei gata, é uma questão a ser debatida. Nem todos kendoka praticam iaido e muitos iaidoka não praticam Kendo. O Zen Nihon Kendo Renmei criou também o Kendo no kata, um conjunto de práticas em dupla usando espadas de madeira, que são necessárias para a promoção no Kendo (embora também seja questionável se isso é realmente observado na prática).

Para se obter as promoções do ZNKR é preciso que se pratique o seitei gata. As competições também são possíveis. Isso também é questionável, já que se exige dos praticantes avançados que incluam katas não seitei ("koryu") nos exames e nas competições. O seitei gata "padrão" também muda um pouco a cada ano (embora alguns argumentem que as mudanças não são verdadeiras mudanças).

Muitos praticantes de Iaido, especialmente aqueles não envolvidos com o Kendo, prefeririam estar afiliados a um verdadeiro ryu e obter promoções do ryu do que lidar com o seitei gata. Infelizmente as oportunidades são raras para isso. O seitei gata tem a vantagem de ser uma introdução decente ao Iaido que pode ser transmitida por qualquer professor de iaido, em qualquer lugar do mundo, com poucas variações.

O Iai no Aikido Rio de Janeiro

O Professor Ichitami Shikanai, Presidente e Supervisor do ARJ, é um entusiasta estudioso do Aikido (7° dan), do Shinto Muso Ryu Jo (okuiri), do Muso shinden Ryu e do Tai Chi Chuan. Com a observação de seu professor de aikido Kobayashi Yasuo de que "precisava saber como tratar a espada" foi por ele apresentado a Omura Tadaji, discípulo de Nakayama Hakudo, com quem estudou durante 3 anos. Naquela época a elite da Fundação Aikikai estudava com Omura. Afirma o Professor Skikanai que o iai foi muito importante para a estrutura do seu aikido. Aqui no Brasil transmite seus conhecimentos em seu dojo em Belo Horizonte, no Hombu Dojo do ARJ, onde Bento Guimarães é o responsável pelas aulas de Iai, e em vários outros pontos do país.

Shikanai Ichitami

Texto : www.geocities.com/Tokyo/Pagoda/8187/ (indisponível)

Foto do Omura: "Classical Budo", Donn Draeger.