Jornal ARJ - Nossa História

Jornal ARJ - Nossa História

Nossa História

Tudo começou com Nakatani Sensei em 1962.

Teruo Nakatani Sensei chegou ao Brasil em 1960 e em 1962 começou a dar aulas de aikido no Hospital dos Servidores onde havia uma academia de judo para os funcionários. Depois de passar por Ipanema e Tijuca, cria a Associação Carioca de Aikido em 1967, na rua Barata Ribeiro em Copacabana.

Em 1975, o Professor Nakatani vai ao Japão em busca de alguém que o substitua. Devido aos seus diversos compromissos empresariais em São Paulo, tornava-se difícil a sua atuação a frente da Associação. No Japão ele procura o seu amigo Yasuo Kobayashi Sensei que, em julho do mesmo ano, chega ao Rio de Janeiro acompanhado de seu discípulo, Ichitami Shikanai, II dan de aikido.

Após uma semana de visita o Professor Koabyashi se despede, deixando aqui o Professor Shikanai. A adaptação foi penosa mas bastante rápida. O professor demonstrava uma percepção surpreendente do mordaz e irônico espírito carioca.

Em 1977, o Professor vai morar em Niterói, numa sala alugada, onde uma metade é residência e a outra academia. Vários alunos o acompanham, atravessando a Baia de Guanabara para treinar.

Em 1984, nova mudança, desta vez para Belo Horizonte, onde fixa residência. Nesta época, além do Rio de Janeiro, o Professor dava também supervisão em Brasília e ia constantemente a São Paulo para o seu culto religioso na Oomoto Kyo em Jandira.

Em 1987, em uma mesa do velho Mistura Fina, na Lagoa, foi delineada a estrutura do Aikido Rio de Janeiro e feito seu primeiro programa anual. Estavam presentes, além do Professor Shikanai, Pedro Paulo e Bento Guimarães.

O Tchozan Dojo, em Araras, foi inaugurado em 1986. Lá, já foram realizados até esta data, 35 gasshuku, alguns deles internacionais, com a presença dos professores Kobayashi, Arai e de Nishioka Tsuneo, renomado professor de Jodo. Em 1990, o então Doshu, Kisshomaru Ueshiba sensei, nos honrou com uma aula com mais de 100 participantes. O Tchozan Dojo é a nossa sede provisória.

Professor Pedro Paulo: 32 anos de aikido ao nosso alcance.

Começou a praticar o aikido em 1967, na Praça da Bandeira, com o Professor Nakatani. Uma contusão provocou uma parada por uns tempos. Quando voltou, em 1969, já na Barata Ribeiro, não parou mais até hoje.

Além do aikido, o Professor Pedro Paulo dá aulas também de Jodo na Academia Nissei. O Jodo é uma arte marcial tradicional japonesa e tem muitas afinidades com o aikido que nós praticamos no ARJ.

Para o professor, o aikido teve importância fundamental em sua vida: "eu não seria o que sou hoje..." e em sua opinião, o ARJ teve o mérito de unir o grupo em torno dos princípios fundamentais que nos são caros.

O Professor Pedro Paulo é Vice-Secretário Geral de nossa Associação. É a nossa voz da experiência e da maturidade. Mestre conselheiro e companheiro indispensável de nossas aulas teóricas. Hoje, com um mês de atraso, comemoramos o seu [...]